domingo, novembro 14

Pior que está, não fica.

Os portugueses podem usar como exemplo o fenómeno Tiririca:
Mostra que a democracia brasileira é real, e qualquer cidadão, mesmo de baixa condição, pode aceder a um cargo político, bastando de futuro assegurar previamente a literacia mínima dum candidato, antes de aceitar a sua candidatura.
Mas mostra mais, em comparação com a chamada "Democracia Lusitana".
Mostra que lá qualquer cidadão pode ser eleito deputado, e erguer a sua voz para defender os interesses do país, se para isso tiver a necessária competência e idoneidade.
Contrariamente ao que se passa em Portugal, em que a partidocracia vigente apenas abre as portas do Parlamento aos mamões, boys e jotas, dos vários partidos, impedindo o cidadão não-filiado no partido A ou B de se candidatar e ser eleito para o Parlamento.
Pergunto: Qual é a verdadeira democracia!! A nossa?
A nossa partidocracia só será uma democracia quando pudermos votar no Sr. A ou B, e não nos candidatos que nos são impingidos pelos vários partidos.
Que assim eterniza o poder desta classe política, num exercício permanente de promiscuidade com o grande capital, com as nefastas consequências que todos conhecemos, e da qual estamos a ser vítimas, e contra a qual não temos vozes dissonantes, que se possam fazer ouvir no local apropriado.


"Como as coisas andam, a política nada mais é que corrupção."
(Jonathan Swift)

5 comentários:

  1. Manuel Pinto Ferreiranovembro 14, 2010

    Em Portugal a democracia está camunflada, porque o cidadão comum não pode denunciar crimes praticados por magistrados e até certos politicos. Se o fizerem como eu fiz são perseguidos até como doidos sem o serem. Vejam Notas e Moral no Facebook de Manuel Pinto Ferreira.
    A democracia está muito doente, mas ainda não existem médicos capazes de a curar, só para a pôr mais doente.
    Ainda gostava que me dissecem quem são os mentirosos se a JUIZA SÓNIA VAZ no Proc° 19/05.5TAMCN do Tribunal do Marco de Canaveses que decidiu que sou inimputável perigoso sem o ser ou os 17 médicos psiquiatras e PERITOS nomeados pelo tribunal que concluiram que SOU IMPUTÁVEL.?

    ResponderEliminar
  2. Todos se lembram de Sócrates com maioria absoluta no Governo:Uma politica arrogante,malcriada com a Oposição e de modo particular com Manuela Ferreira Leite,casos e pratica conrtinuada de favores aos amigos e corrupção, mistura de negócios e dinheiros do Estado em proveito pessoal e partidário.
    Paralelamente o Governo de Sócrates orquestrou uma propaganda monumental à volta de palanques no lançamento de obras por todo o País-estradas,edifícios públicos, reestruturações na administração: hoje o País olha e verifica a demagogia ,a mentira e o DESERTO que constituiu toda essa politica partidária e que se afastou criminosamente do interesse nacional.
    Hoje a saída é Sócrates fora do Governo.Sem dó nem piedade.Para afastar de vez quem mentiu aos Portugueses e disso fez um vício quotidiano.

    ResponderEliminar
  3. Ao contrário do que diz Amado não é com um governo de maioria parlamentar que se resolvem os problemas do país. Já tivemos essa experiência e vimos no que deu.
    A questão fundamental é a da mudança deste sistema político.
    Assim dou umas dicas do que acho deveria ser feito:
    1º. os deputados deviam ser eleitos em círculos uninominais (votar em pessoas e não em símbolos) para acabar com a partidocracia.
    2º. criar uma Justiça efectiva que funciona e não dependente politicamente.
    3º. dirigir a politica económica para os sectores transaccionáveis
    4º. acabar com Institutos Públicos, Empresas Municipais e Empresas Públicas.
    5º. acabar com os gabinetes de assessoria nos ministérios, criando uma estrutura da função pública eficiente e dirigida por gente competente e não colocada pelos partidos.
    6º. reduzir o número de freguesias e Câmaras Municipais.
    7º. criar um tecto máximo de 2300 € para as reformas (como em Espanha)
    Muito mais haveria a fazer se quisermos realmente sair da crise, mas estas seriam medidas indispensáveis.

    ResponderEliminar
  4. Marrada certeira, Bode!

    Esta história de que os Partidos representam a Democracia Representativa, pelo menos em Portugal faliu!

    Também concordo que era mais útil votarmos em pessoas, do que em partidos!

    Mas não me acredito que os privilegiados que estão instalados desde o 25 de Abril na Assembleia da República, deixem que a mama seque...

    Daí que teremos que gramar a Partidocracia, mas pelo menos deveríamos correr o ladrão que nos governa; Sócrates!

    Abraço Carlos,

    Helder Barros

    ResponderEliminar
  5. Não percebo nada disto!
    Então querem tirar o palhaço da palhaçada?
    Deixa de "ter piada"!
    Por cá os palhaços. . . são 200 e tal. . .

    ResponderEliminar

Deixe aqui a sua marrada.
O Bode Ranhoso agradece a sua Chifrada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...