domingo, fevereiro 14

As 7 Falcatruas do Pinócrates



1ª falcatrua
Foi apresentada uma denúncia anónima, segundo a qual, José Sócrates teria recebido dinheiro do grupo HLC a troco da vitória no concurso da central de combustagem na Cova da Beira.
O caso remonta a 1996, quando Sócrates era secretário de Estado do Ambiente do Governo de António Guterres e tutelava o Programa Estratégico dos Resíduos Sólidos Urbanos.

O Ministério Público considerou que não havia qualquer prova que sustentasse as suspeitas originais.


2ª falcatrua
A 31 de Janeiro de 2008, o jornal Público noticiou que José Sócrates assinou numerosos projectos de edifícios na Guarda, ao longo da década de 80.
O problema é que, segundo escrevia o jornal, os donos das obras garantiam não ser da autoria de Sócrates.
E nalguns casos, esses documentos eram manuscritos com a letra de Fernando Caldeira, um colega de curso do actual primeiro-ministro que era funcionário do município da Guarda e que, por isso, não podia assumir a autoria de projectos na área do concelho.

O actual primeiro-ministro admitiu, então, que desenvolveu trabalhos como projectista desde 1980. Assumiu a autoria dos projectos e garantiu que a sua actividade profissional privada se desenvolveu “sempre nos termos da lei”.

3ª falcatrua
Em 2007, rebentou um novo escândalo: teria José Sócrates forjado o diploma da sua licenciatura?
O socialista terminou o curso de Engenharia Civil na Universidade Independente (entretanto encerrada compulsivamente).
O jornal Público noticiou em Março desse ano inúmeras falhas no dossier sobre o Primeiro-ministro que constava na universidade: há alguns documentos por assinar, ou sem data, timbre ou carimbo, tal como há elementos contraditórios, nomeadamente os relativos às notas atribuídas a José Sócrates, lia-se no jornal.
Com o avolumar das notícias sobre o chamado caso licenciatura, José Sócrates alegou em entrevista à RTP nunca ter sido favorecido pela Universidade Independente e declarou estar a ser alvo de declarações maliciosas.

A 31 de Julho de 2007, a Procuradoria-Geral da República arquivou o inquérito entretanto aberto, por considerar que não se tinha verificado a prática de crime de falsificação.



4ª falcatrua
Foram divulgadas invormações segundo as quais José Sócrates, enquanto ministro do Ambiente, teria recebido luvas pelo licenciamento do Freeport. A autorização para a construção do outlet e da consequente alteração à Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo (ZPET) foi decidida três dias antes das eleições legislativas de 2002 através de um decreto-lei. O caso tornou-se público em Fevereiro de 2005, quando uma notícia do jornal “O Independente”, a escassos dias das eleições legislativas, divulgou um documento da Polícia Judiciária. José Sócrates, então líder da oposição, estava descrito no documento como um dos suspeitos por ter sido um dos subscritores daquele decreto-lei quando era ministro do Ambiente. O processo continua em investigação. Em 2009, com o avolumar de notícias sobre o caso, José Sócrates apontou o dedo a Manuela Moura Guedes. Numa entrevista à RTP disse inclusivé que o Jornal Nacional, da responsabilidade da jornalista, era "jornalismo travestido".


5ª falcatrua
Depois de no ano passado ter acusado o Jornal Nacional, apresentado por Manuela Moura Guedes, de fazer "jornalismo travestido", aumentaram as acusações contra José Sócrates.
Vários directrores de órgãos de comunicação social acusaram o Primeiro-ministro de fazer pressões.

A gota de água terá sido o fim do jornal apresentado à sexta-feira pela jornalista em Novembro de 2009.

A decisão foi tomada pela direcção da Prisa, empresa espanhola apresentada como próxima do primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, amigo de Sócrates. José Eduardo Moniz abandonou a direcção da TVI quase em simultâneo.


A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) acabou por ilibar Sócrates destas acusações, com o desacordo de um dos seus membros.



falcatrua
Este mês de Fevereiro de 2010 acordou com a denúncia de Mário Crespo.
A crónica que habitualmente o jornalista da SIC escrevia no Jornal de Notícias não foi publicada na segunda-feira dia 1.
Nesse texto, Crespo descrevia um encontro entre um executivo de televisão - soube-se mais tarde ser Nuno Santos, da SIC - com o Primeiro-ministro num hotel de Lisboa.


Na conversa que mantiveram, José Sócrates - acompanhado de Jorge Lacão e Pedro Silva Pereira - ter-se-ia exaltado a falar sobre Crespo. "Sem fazerem recato, fui publicamente referenciado como sendo mentalmente débil (“um louco”) a necessitar de (“ir para o manicómio”). Fui descrito como “um profissional impreparado”", descreveu Crespo na crónica que acabou por não sair no JN.

O director do diário, Leite Pereira justificou que não tinha sofrido pressões para não publicar o texto, mas que não o podia fazer por não cumprir um dos princípios básicos do jornalismo: o contraditório.



7ª falcatrua
É o último caso. José Sócrates teria, segundo as escutas feitas no âmbito da investigação ao Face Oculta, um plano para dominar a comunicação social. Segundo noticiou o semanário Sol, o Primeiro-ministro teria inclusivé tentado que a Portugal telecom adquiri-se a TVI. Na terça-feira, dia 9 de Fevereiro, Sócrates pronunciou-se sobre o caso.

"Todos aqueles que referem uma ligação do Governo à PT para a compra de uma estação de televisão estão a faltar à verdade". Referiu ainda que "formalmente" o Primeiro-ministro não tinha conhecimento deste negócio. "Nunca o Governo deu alguma orientação à PT para comprar uma estação de televisão e a PT já divulgou há muito tempo que tinha essa intenção estratégica [de entrar na TVI]".
Sobre a divulgação das escutas pelo Sol, Sócrates referiu que "É um crime contra a Justiça".


"O repasto é grande e os abutres ainda têm muita carniça para comer, talvez a verdadeira razão de não deixarem o Pinócrates cair.
Até quando, Pinócrates, tencionas abusar da paciência dos portugueses? "



A frase d'hoje:
"Quem tenta controlar aquilo que não lhe pertence,
perde o que lhe pertence".

Até à próxima.....

7 comentários:

  1. Ana Lucia. Estremozfevereiro 14, 2010

    Enquanto, infelizmente, tivermos este socialismo a governar, Portugal,estará sempre em risco permanente, não tenham dúvidas! Eles gastam o que preciso for e senão tiverem dinheiro, arranja-se, tal como respondeu Mário Soares a uma jornalista, quando o entrevistou, na última campanha eleitoral, sobre o TGV e o aeroporto! Repare-se no turbilhão de impostos que nos últimos 4 anos este socialismo arrecadou dos Portugueses. E o que se verifica? Estado endividado e num pântano profundo. Gastaram o que tinham e o que não tinham. Agora, esperem por mais impostos que, em breve, se aproximam!!. Socialistas, acordem!!! Povo acorda, refresca a cabeça e pensa bem!!! Ainda não viram que este Socialismo não interessa a ninguém!! Mudem, escolham, não tenham medo de nada!!!

    ResponderEliminar
  2. Está na cave quantoa a honradez e portanto credibilidade política. Com esta situação. a não saída do governo, contamina o PS inteiro que se vai vendso obrigado a justificar as atitudes do sr engenheiro e mesmo recusando as verdadesue todos vemos. Tempo pos de arrrumarem a casinha e pôr o menino de oiro na sua casa in a atratar de amores e comeres e arranjaraem outro militante para P'M.Com essa atitude salva-se, ainda a tempo, a honra conventual socialista.

    ResponderEliminar
  3. Borges-Portofevereiro 14, 2010

    O Governo é uma Mafia eleita pelo Povo.Se nao querem sofrer deixem de votar.Seja a direita ou a esquerda;sao todos Nauseabundos.

    ResponderEliminar
  4. O que não suporto são estes comentários dignos de miúdos de 8 anos, do género: O Sócrates faz isto, mas aquele fez aquilo. Sejam crescidotes e vejam que neste momento o que estamos a julgar é o actual Primeiro Ministro. Os outros, bem ou mal já passaram à história

    ResponderEliminar
  5. Agora o Sol e amigos (PSD, CDS, BE, PCP, PEV, Jardim, M.M.Guedes e Exponso) tomem conta deste país e ponham lá os que estavam antes da crise ( talvez o Jardim com o Portas resolvam, um com submarinos de Milhões outro com dividas de Milhões na sua quinta)

    ResponderEliminar
  6. Parece que os Amigos Socialistas não querem ver... mais cego é aquele que não quer ver...

    ResponderEliminar
  7. este gajo é um sadame á portuguesa, é nojento!!!!

    ResponderEliminar

Deixe aqui a sua marrada.
O Bode Ranhoso agradece a sua Chifrada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...