segunda-feira, maio 1
Furnas Chelo e a Mina dos Mouros
Ainda muita gente se deve lembrar das brincadeiras e do mistério que envolvia estas Grutas situadas um pouco acima de Candemil.
Elas juntamente com a mina dos mouros, fizeram as delicias de gerações inteiras de jovens, o nosso imaginário vivia obcecado com o que poderia haver dentro das suas entranhas, antigamente dizia-se que tinha uma saída lá para os lados do penedo da eira pedrinha e nós crianças queríamos saber tudo, até fizemos incursões à mina dos Mouros, qual Ling Chung ou Flecha Negra equipados para a ocasião, rolo de corda para não nos perdermos nos labirínticos corredores,"dizia-se que uma vez entraram dois cães atrás de caça e nunca mais saíram", barco de borracha para passar o primeiro obstaculo, a água e claro a indispensável lanterna e punhal à bainha, que saudades.
Nas grutas de Chelo ,que inclusive chegaram a ser filmadas em 1983 pela RTP,era o mistério das gravuras nas paredes e a estatueta em pedra encontrada por não se sabe quem.
Pois é meus amigos esses legados nunca mais serão vistos por ninguém,umas destruidas para alargamento de um estradão e pasmem-se o inteligente que ordenou a postura do paralelo só usou as antigas medidas do estradão,com se pode confirmar na foto encima , a outra tapada por desabamento provocado pelos proprietários. Que a consciência lhes doia,MAS MUITO.
Felizmente ainda existe muita gente que viveu esses momentos e poderá por certo contar aos mais novos, resta-nos a memória e isso já ninguém nos tira a não ser a morte.
Moral da História em Latin: bane legacies antiquates does non guarantee posterus
Até á próxima.........
(as foto-montagens do Joaquim Mendes não são usadas neste blog com sentido depreciativo e o nome Bode Ranhoso é do editor deste blog,peço-vos que não o associem ao Sr Joaquim Mendes pois tenho o maior respeito por ele)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Porra para eles ,vivo no Porto e já alguns anos que não vou aí,essas grutas tambem fazem parte da minha infância,é uma pena alguns bichos sem cultura que fazem o que lhes apetece e destroiem tudo sem que ninguem os impeça.
ResponderEliminarUnas
Destruiram as grutas para nada o estradão está no mesmo sitio.
ResponderEliminarAquilo é terrorismo ambiental ,só e mais nada,uma tristeza.
Desgraçados partiram tudo e ainda por cima fizeram daquilo galinheiros e deposito de lixo,éste é o povo que temos,nada a fazer,basta ir ver a bouça ao lado do campo de tiro na Cuscada depositaram milhares de cartuchos vazios na bouça,o dono havia de obriga-los a limpar tudo,onde passam deixam a merda.
ResponderEliminarÉ a já conhecida falta de atitude e de cultura de certas pessoas.
ResponderEliminarInfelizmente teremos de viver com esta gente
F**ase aquilo está tudo arruinado,quem foi o trengo que fez aquilo ?
ResponderEliminarHavia de ser apertado.
Ai passei muitas horas na brincadeira com os meus amigos era demais mas olha como ficou porra para a mentalidade dessas pessoas é horrivel o que fazem das coisa lindas da nossa infancia
ResponderEliminarQue pena pá deram cabo das famosas grutas de Chelo,é um choque ver isso tudo destruido
ResponderEliminar