segunda-feira, maio 1

Furnas Chelo e a Mina dos Mouros


Ainda muita gente se deve lembrar das brincadeiras e do mistério que envolvia estas Grutas situadas um pouco acima de Candemil.
Elas juntamente com a mina dos mouros, fizeram as delicias de gerações inteiras de jovens, o nosso imaginário vivia obcecado com o que poderia haver dentro das suas entranhas, antigamente dizia-se que tinha uma saída lá para os lados do penedo da eira pedrinha e nós crianças queríamos saber tudo, até fizemos incursões à mina dos Mouros, qual Ling Chung ou Flecha Negra equipados para a ocasião, rolo de corda para não nos perdermos nos labirínticos corredores,"dizia-se que uma vez entraram dois cães atrás de caça e nunca mais saíram", barco de borracha para passar o primeiro obstaculo, a água e claro a indispensável lanterna e punhal à bainha, que saudades.
Nas grutas de Chelo ,que inclusive chegaram a ser filmadas em 1983 pela RTP,era o mistério das gravuras nas paredes e a estatueta em pedra encontrada por não se sabe quem.
Pois é meus amigos esses legados nunca mais serão vistos por ninguém,umas destruidas para alargamento de um estradão e pasmem-se o inteligente que ordenou a postura do paralelo só usou as antigas medidas do estradão,com se pode confirmar na foto encima , a outra tapada por desabamento provocado pelos proprietários. Que a consciência lhes doia,MAS MUITO.
Felizmente ainda existe muita gente que viveu esses momentos e poderá por certo contar aos mais novos, resta-nos a memória e isso já ninguém nos tira a não ser a morte.

Moral da História
em Latin: bane legacies antiquates does non guarantee posterus

Até á próxima.........

(as foto-montagens do Joaquim Mendes não são usadas neste blog com sentido depreciativo e o nome Bode Ranhoso é do editor deste blog,peço-vos que não o associem ao Sr Joaquim Mendes pois tenho o maior respeito por ele)


7 comentários:

  1. Porra para eles ,vivo no Porto e já alguns anos que não vou aí,essas grutas tambem fazem parte da minha infância,é uma pena alguns bichos sem cultura que fazem o que lhes apetece e destroiem tudo sem que ninguem os impeça.

    Unas

    ResponderEliminar
  2. Destruiram as grutas para nada o estradão está no mesmo sitio.
    Aquilo é terrorismo ambiental ,só e mais nada,uma tristeza.

    ResponderEliminar
  3. Desgraçados partiram tudo e ainda por cima fizeram daquilo galinheiros e deposito de lixo,éste é o povo que temos,nada a fazer,basta ir ver a bouça ao lado do campo de tiro na Cuscada depositaram milhares de cartuchos vazios na bouça,o dono havia de obriga-los a limpar tudo,onde passam deixam a merda.

    ResponderEliminar
  4. É a já conhecida falta de atitude e de cultura de certas pessoas.
    Infelizmente teremos de viver com esta gente

    ResponderEliminar
  5. F**ase aquilo está tudo arruinado,quem foi o trengo que fez aquilo ?
    Havia de ser apertado.

    ResponderEliminar
  6. Ai passei muitas horas na brincadeira com os meus amigos era demais mas olha como ficou porra para a mentalidade dessas pessoas é horrivel o que fazem das coisa lindas da nossa infancia

    ResponderEliminar
  7. Que pena pá deram cabo das famosas grutas de Chelo,é um choque ver isso tudo destruido

    ResponderEliminar

Deixe aqui a sua marrada.
O Bode Ranhoso agradece a sua Chifrada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...