Hoje vou falar no * Cão do Justes ,não sei se ainda se lembram dele mas era um cão especial, pois bem vamos ao que interessa, chega o cão do Justes a Candemil e depara com um restaurante à beira estrada,aproximou-se e um tipo alto oferece-me uma cebola para comer, que raio de ideia dar cebola a um cão,recusei,e o tipo riu-se virou-se para os colegas e disse, se o cão não comeu eu também não como, os cães são finos.
Decidiu seguir viagem, quando depara com uma tabuleta que diz, Parque de merendas, pensa para si, vamos a isto o parque é fresquinho e tem arvores, segue a tabuleta e passadas algumas centenas de metros, chega à igreja,porra acabaram as tabuletas e agora ?
Fiando-se no seu faro e sexto sentido decide seguir o estradão, andou, andou passou o campo de futebol, o calor começou a apertar, a sede a secar-lhe a língua de metro fora da boca e começou a dizer mal da vida, do seu faro e sexto sentido, que diabo o seu faro nunca tinha falhado antes,será que o mau cheiro de esgotos,pocilgas e galinheiros junto ás casas ,inutilizou o meu faro? é provável que sim.
Mas a sua desgraça aumentou quando o estradão se dividiu em dois, desta vez não confiou no seu faro e sexto sentido, decidiu cheirar o ar, virou à esquerda, segue caminho sobe desce,resmunga,há dias que não vale a pena sair de casa, passa por um penedo estranho em forma de falo (pénis), cansado e desanimado pára um instante para descansar e clarear as ideias, nesse preciso momento aparece um podengo que depois de umas cheiradas e de se queixar que não tinha visto nem um coelhito,(o raio dos caçadores deram cabo deles todos até as Águias eles congelam) lhe diz que está perdido e que deve seguir o estradão até Corvacha e depois voltar à esquerda e depois subir acima e depois verá as mesas ressequidas e as arvores de meio metro e um fontanário que no verão não dá água e se der mesmo passado 1 hora a correr sai a ferver,(dava para cozer uma moura sangue com o devido arroz de grelos) tudo isto debaixo de um sol abrassador,o desgraçado do cão enraivece-se, espeta uma dentada na orelha esquerda do podengo, e desata a correr monte abaixo,
ao chegar à aldeia, cheio de sede e a babar-se devido ao calor, aparecem uns tipos aos gritos " cão raivoso, cão raivoso" com medo fugi eu só queria beber e uma sombrinha para descansar, e ao atravessar a estrada fui atropelado por um automóvel que vinha aos zigzags, arranquei a mancar e ainda ouvi um individuo que estava à porta do café dizer : enquanto estiver quente não morre, e responde-lhe o outro ao lado, então que não pare de correr que não arrefece e não morre.
E assim acabou a história do Cão do Justes que não conseguiu encontrar o parque de merendas apesar da arma que a natureza lhe deu, o faro.
Imaginem se em vez de ser o cão do Justes , fosse uma família de passagem que ao ler aquele sinal indicador e decide ir ao Parque de Merendas!
A surpresa ia ser grande.
Penso que já é altura de pelo menos, indicar nas tabuletas a distância e percurso ou então remover, para não enganar quem não é cá da terra.
Quanto ao Cão do Justes , descansem que não morreu ele vai voltar um dia destes.
*O Cão do Justes era especial,só comia do bom o resto recusava de forma categórica.
*O Cão do Justes era especial,só comia do bom o resto recusava de forma categórica.
Até á próxima.........
Moral da Historia em Latin: Caelos non penetrat oratio, quam canis orat.
(as foto-montagens do Joaquim Mendes não são usadas neste blog com sentido depreciativo e o nome Bode Ranhoso é do editor deste blog,peço-vos que não o associem ao Sr Joaquim Mendes pois tenho o maior respeito por ele)
O cão do Justes é um espetaculo e tem razão em não comer cebola,quanto aos sinais e tabuletas em Candemil ,basta ver as novas sinalizações,ruas com nomes trocados,erros de gramatica,uma lista infindável de erros a que ninguem (Presidente da Junta) consegue resolver,quanto a mim bastava por na linha o palhaço da CM de amarante responsavel por isso.
ResponderEliminarO individuo chega aqui põe as tabuletas e se alguem diz que está mal o gajo ainda é bruto e mal educado,em suma um verdadeiro funcionário público frustrado com a vida e papelada
já agora tambem vou dar um exemplo da idiotice das placas.
ResponderEliminarNa rua do barroncal tem uma placa que diz Pedreira e na rua da pedreira diz Barroncal,eu começo a achar simceramente que o F.Coelho não tem pulso suficiênte para impor alguma coisa a estes gajos,mas daqui a 4 anos o povo decide.
não digo que a culpa é dele mas ele pode e deve impor-se e obrigar os tipos a corrigir os erros
Aqui vai mais uma acha para a fogueira,na rua principal que atravessa a aldeia batizaram-na como RUA VELHA DE CANDEMIL,primeiro nunca ouvi tal nome ,segundo se estamos em Candemil,bastava escrever rua velha pois já sabemos que é de Candemil.
ResponderEliminarEssa do cão do Justes não lembrava ao diabo,para quem não saiba esse cão existiu mesmo.
cumps ao Bode que mais uma vez mostra que esta a par do que se passa em Candemil e como sempre cheio de razão
e as placas de boas vindas que estão na ponte da ribeira é de partir o melão a rir ,com os erros ortograficos,Deixo aqui uma ideia ao bode ,por que não tirar umas fotos e fazeres aqui um ost sobre as placas de Candemil ?
ResponderEliminarVIVA o Bode e VIVA o Cão do Justes,já não me lembrava desse cão (inventado) pelo saudoso Carlos Sapateiro,foi bem apanhada essa do Cão do Justes
Abraço
Esse cão e barra ,mesmo.
ResponderEliminarO parque de merendas é uma treta,vejam bem que até quando os caçadores fazem o convivio ,fazem-no em corvacha e não no parque que é ali a 100 metros,por alguma razão é,estes caçadores são finos !!!
ResponderEliminarDaqui a 10 ou vinte anos e se as cabras e outros bicharocos (principalmente os de duas pernas)não derem cabo da arvores, aí sim teremos um parque de merendas,o único problema depois vai ser a distância.
ResponderEliminarExpliquem-me uma coisa.
ResponderEliminarPorquê fazer um parque de merendas afastado do lugar em que se homenageia a Sra de Corvachã???
Não seria muito mais prático te-lo feito nos largos circundantes da Capela e assim dar mais comodidade ás pessaos ???
ás vezes acho que quem tem estas ideias,tem o intestino grosso ligado diretamente ao cerbero,desculpem-me a Linguagem.
neste caso e apesar da culpa ser do F.Marinho, a feitura das placas foi feita ainda ele era o presitente da junta,mas acho que o actual presidente devia impor-se mais um bocado e obriga-los a reparar os erros e a deslocar as placas para o sitio certo,votamos no Coelho e ele tem de defender a freguesia,mas acho sinceramente que ele é muito mole para o cargo.
ResponderEliminarO cão do Justes nem com o faro lá chegava,para quem não conhece o percurso só guiado por um Taxista e da terra,é uma vergonha para a aldeia
ResponderEliminarBem Marrada esta do paque de merendes
ResponderEliminarparabens Bode
Vamos esperar que o Coelho ganhe coragem e ponha isto tudo nos eixos,vai ter 4 anos para isso ,depois o povo lá vai tratar do caso normalmente em eleições
ResponderEliminar